O que fazer em Brasília – 5 lugares saindo do óbvio

Muita gente pode pensar que a cidade é apenas um destino para negócios ou política, mas a verdade que é a nossa jovem capital tem muito a oferecer para quem quer curtir natureza, vida noturna e bons passeios. Por isso criamos um guia com 05 dicas de lugares para conhecer em Brasília fugindo daquele roteiro óbvio do Planalto Central e museus, que vão te dar a oportunidade de viver e sentir a cidade como um morador local. Vamo nessa? 

Afinal, como sair do óbvio em Brasília?

1 – Café da Manhã no Jardim Botânico de Brasília 

Mesas de pique nique entre árvores de eucalipto
Café da manhã no chão entre árvores de eucalipto. Contato com a natureza e uma delícia de passeio.

Quer começar bem o dia? Vá tomar um café da manhã no Bistrô Jardim Bom Demais  que fica no Jardim Botânico de Brasília. No clima pique-nique com mesinhas espalhadas em toalhas no chão que fica entre várias árvores de eucalipto ou em mesas e cadeiras na parte interna e externa do café. No cardápio, tapioca, waffles, bolo, sucos e combos especiais de um café da manhã completo pra quem vai em grupo. 

O lugar funciona de terça à domingo das 9h às 17h e a dica é chegar cedo pois você pode pegar uma fila de espera. 

Assista e escute o podcast Conexão Sister
Sentada em um banco abaixo de uma pairol de plantas
No Jardim Botânico ótimas paisagens para ótimas fotos

Depois de tomar aquele café reforçado você pode dar uma voltinha no Jardim Botânico, conhecendo as espécies de plantas locais e tirar fotos lindas. Se tiver de bike, melhor ainda. Ah, pra entrar no Jardim é cobrada uma taxa de R$ 5 por pessoa, idosos não pagam. 

2 – Parque das Garças 

É um típico passeio de brasiliense. O lugar que há poucos anos atrás era apenas uma área coberta de mato agora é um point de lazer para os moradores da cidade. O parque fica no final do Lago Norte, perto do Clube do Congresso e tem uma vista linda da cidade que dependendo do ponto que você estiver dá pra o pôr-do-sol e o nascer do sol. 

Vista do por do sol na beira do lago do Parque das Garças em Brasília
Sobre o que fazer em Brasília como uma brasiliense: curtir esse pôr do sol no Parque das Garças

O parque também é um ótimo local pra quem deseja fazer corrida, caminhada, andar de bicicleta, além da prática de esportes aquáticos como o stand-up paddle e caiaque. Durante a sua estadia na cidade faça como um brasiliense e curta esse passeio ao ar livre com contato direto com a natureza.

3 – Setor Comercial – Brasília que renasce 

Essa é uma área que floresceu depois de ser revitalizada. O local que antes funcionava como ponto de prostituição e de drogas agora serve como espaço multicultural. Todas as sextas acontece uma grande roda de samba, gratuita, pra quem gosta de uma boa música e encontrar muita gente bacana pra trocar uma ideia. É lá também onde rola o Samba Urgente, evento em uma área fechada mas que é de acesso gratuito e que funciona em períodos sazonais.

Multidão ocupando a rua no Samba Urgente em Brasília
Multidão no Samba Urgente na área antes marginalizada do Setor Comercial – Foto: Samba Urgente/ Divulgação

É um ótimo programa para conhecer áreas diferentes da cidade, que saem um pouco da rota turística e que entra nos cenários e paisagens dos moradores locais. Pra quem gosta de sentir a vibe de vivenciar experiências com o olhar de um local, essa sem dúvidas, é uma ótima opção.

4 – Rua dos Bares 

Brasilia tem várias peculiaridades. Tem as ruas das farmácias, das elétricas, dos restaurantes e claro que não poderia faltar: a rua dos bares. Nela tem bares para todos os gostos, estilos e bolsos. Entre os descolados e os mais arrumadinhos estão o Pinella e o Godofredo. Sempre cheios de gente, dentro e pelas mesas nas calçadas, ótimo pra paquerar e conhecer gente. 

Bar Pinella com pessoas nas mesas durante a noite em Brasília
Point da paquera em Brasília. Pinella é uma boa pedida.

Mas se você gosta daquele bar mais simples com a cardápio e cerveja mais em conta tem o Pôr do Sol, o Vale da Lua e o Meu Bar, frequentados por universitários das faculdades da região. E ainda na vibe da economia, o after pra quando bater aquela fome pode ser na pizzaria Molho de Tomate, com fatias no precinho de 2 reais. Isso mesmo, dois reais.

Outras opções de bares: Jungle com os bons drinks, o Barkowski com muito estilo e pegada rock and roll, o Wiskeria mais sofisticado e também o Neblina, para os apreciadores de narguilé e o Toca do Coelho, diferentão e descolado como os jovens que o frequentam. 

5 – Eixão

O Eixo Rodoviário de Brasília, mais conhecido como Eixão, é uma das duas linhas que se entrecruzam dando a forma básica ao Plano Piloto de Brasília e possui 13 quilômetros e meio de extensão. Toda essa área é interditada aos domingos para que os moradores ocupem a cidade. 

pessoas passeando no Eixão em Brasília
O asfalto que vira lazer aos domingos no Eixão de Brasília

E aí muitas opções para diversão podem acontecer no local onde muita gente passeia nas sombras das árvores, tomam sua água de coco e ainda podem práticar esportes como bike, skate e corrida. A ideia de aproveitar espaços públicos é muito bem aproveitada nesse projeto!

Escute o Conexão Sister no Spotify

E aí? O que achou? Ficou curiosa para conhecer a capital do nosso país? A boa notícia é que temos anfitriãs incríveis em nossa rede que podem te receber. Deixe nos comentários as suas impressões, dúvidas, sugestões, eventuais correções.

Tem vontade de viajar sozinha, mas tem muito medo? Nesse post falamos sobre o medo do primeiro mochilão.

Quer saber como tudo começou? Olha só.

Quer saber mais sobre a rede?

Siga-nos no Instagram

Curta-no no Facebook

E se cadastre no site ou no app disponível para Android.