A primeira viagem sozinha de uma mulher desperta vários medos, mas é importante você saber que também é um momento enriquecedor de autoconhecimento e pode ser bastante seguro, se você tomar alguns cuidados.
Todas nós merecemos experimentar a maravilha de conhecer algum lugar novo, descobrir outra cultura, sair da rotina de trabalho. E assim como tudo que acontece uma primeira vez, viajar sozinha também traz um pouco de insegurança em relação às escolhas que devem ser feitas antes e durante a viagem.
Como qualquer outro processo novo, viajar também requer um planejamento. O que ajuda muito nessas horas é parar e pensar em relação a cada passo que devemos tomar. Não existe um manual correto que possamos te dar, afinal de contas viajar sozinha é uma experiência única e um momento só seu, mas podemos te dar o caminho das pedras para que a sua viagem seja planejada com mais cuidado.
Então lá vão 8 dicas para você ficar craque na arte de viajar sozinha sem medo, poder curtir ao máximo essa liberdade e voar por esse mundo a fora:
1 – O PONTO DE PARTIDA, DECIDINDO O DESTINO
O passo mais importante você já deu que foi o de decidir ir viajar sozinha, então agora você precisa definir o seu destino. Para decidir para onde ir o que mais importa é você escolher um lugar do qual tenha a ver com você, um lugar que irá fazer com que você se sinta maravilhosamente bem em estar conhecendo.
Você pode escolher esse lugar a partir de um sonho de infância, ou de alguma referência de programas de TV, ou até mesmo de filmes. Já imaginou ir para uma cidade onde a seu filme favorito foi gravada?
2 – MAS COMO SABER SE O LUGAR É SEGURO?
Além de ir para um lugar que você vá curtir ao máximo é necessário saber se a sua segurança vai estar garantida lá. E isso é mais fácil de descobrir do que você imagina. Podemos encontrar muitos fóruns de pesquisa e grupos no Facebook que têm relatos de outras viajantes. Junto com as referências de lugar procure sempre ver os comentários sobre ele. Para isso, pesquisar é fundamental.
A Sisterwave, como uma plataforma de hospedagens colaborativas, possui sisters que também podem tirar dúvidas de segurança dos locais que você deseja ir, por meio do nosso chat. Lá, você se comunica com a sister e com nossa equipe, antes mesmo de viajar.
Enfim, não tem melhor caminho para saber sobre algo do que vendo opiniões de outras pessoas que passaram pela mesma situação ou que conhecem o destino. Existem muitas mulheres viajantes e aventureiras que compartilham as suas experiências na internet, assim você vai ter certeza de que está indo para um lugar mais seguro.
3 – SOBRE ONDE SE HOSPEDAR
Depois de ter escolhido o seu destino e conferido se ele é seguro, você precisa decidir onde irá ficar.
Isso precisa ser definido levando em conta algumas coisinhas, mais uma vez a sua segurança, mas também o seu conforto, a localização, a hospitalidade.
Como é sua primeira viagem você pode optar por ficar em uma hospedagem compartilhada e se sentir ainda mais acolhida. Uma rede de apoio de mulheres em mais de 88 cidades do Brasil pode te ajudar a se sentir mais segura temos sisters que compartilham as suas casas com você na sua primeira viagem.
Dessa forma é possível uma troca de informações e experiências que só são passadas de um papo de mulher para mulher, até porque quem melhor que outra sister para entender nossos medos de viagens?
Temos um post aqui no blog falando o processo de escolher o local de hospedagem, em que você pode tirar todas as suas dúvidas sobre os tipos mais comuns de hospedagens.
4 – PESQUISAR A MELHOR FORMA DE TRANSPORTE
Além de descobrir qual a forma de chegar no destino que você escolheu, é totalmente possível economizar na hora de selecionar o modo como você vai viajar.
Vamos falar de três opções nesse artigo:
- Avião
- Ônibus
- Caronas através de aplicativos
Existem diversos aplicativos de pessoas que estão viajando para o mesmo local que você. Calma! Isso é comum, mas se você optar pela carona de aplicativo procure sempre olhar as avaliações feitas para o motorista, dê preferência para motoristas mulheres e/ou pessoas com nota alta e feedbacks positivos no aplicativo.
Também é possível encontrar passagens de avião ou ônibus mais em conta, basta comprar com antecedência. Fique de olho nas datas e fuja das altas temporadas.
5 – ENTENDA O QUE VIAJAR SOZINHA SIGNIFICA
Se engana quem pensa que só é possível se divertir estando acompanhada. Uma dica muito boa é fazer seu mini roteiro antes da viagem. Procure saber sobre o destino que escolheu, veja os lugares mais procurados, procure pelas hashtags no instagram de lugares bonitos do destino, e anote tudo isso em uma “listinha”.
Veja os lugares que mais tenham a ver com o seu estilo, com o que você espera ver nessa viagem. Quando falamos sobre isso queremos dizer desde lugares culturais, até espaços gastronômicos.
Mas não deixe de tentar inovar, pense também com um pouco de curiosidade, o novo tem muito mais possibilidades de te surpreender do que lugares que você já espera visitar. Estar aberta a conhecimentos sobre a nova cultura e os hábitos locais, deixando em aberto também mais espaços no roteiro para decidir direto no local, pode te surpreender muito. Não tenha medo!
6 – PENSAR NO INDISPENSÁVEL
Não se esqueça de verificar se seus documentos estão em dia, verificar o horário certo da sua passagem e sair com bastante antecedência. Especialmente for viajar de avião, em que as companhias aéreas exigem que você chegue com pelo menos 1 hora e meia de antecedência para despacho de bagagem (voos nacionais) e 3h (voos internacionais).
Lembre-se de levar medicamentos também, principalmente se for o caso de uma viagem mais longa.
Faça um kit de primeiros socorros contendo o básico como:
- Remédio para dor de cabeça;
- Remédio para enjoo;
- Remédio para alergias.
7 – NA HORA DE ARRUMAR A MALA
Agora que está tudo encaminhado chegou a hora de arrumar as malas! Tente saber sobre o clima na semana da sua viagem, veja em qual estação do ano você irá viajar. Sabendo qual clima esperar vai ser mais fácil de você pensar em quais roupas levar, mas lembre-se sempre de optar por coisas que façam com que você se sinta à vontade.
E como você vai viajar sozinha, cuidado com o peso da mala. Afinal, você que vai carregar a sua mala. Quanto menos perrengues passar, melhor!
Fazendo o mini roteiro que falamos anteriormente vai ser bem mais tranquilo de você definir melhor as peças para a sua mala. Levar produtos de higiene pessoal também é muito importante.
Na hora da organização as listas são suas melhores amigas, não deixe de escrever tudo, e ai depois é só conferir arrumando na mala.
Nesse post explicamos direitinho como fazer uma mala prática de viagem.
8 – LIDANDO COM O MEDO
Entenda, viajar sozinha pode parecer um grande desafio sim, mas todos os desafios vêm por algum motivo. Aprender a apreciar a sua própria companhia e aprender consigo mesma é fundamental para nosso crescimento.
Então, não tenha medo, sua vida é escrita por você mesma. Você merece conhecer o mundo. Planejando todas as coisas necessárias e seguindo as dicas, vai ser bem mais leve. Você está pronta para se aventurar, conhecer pessoas e lugares novos. A decisão e a coragem são os passos mais importantes da sua viagem.
Fazer uma viagem sozinha pela primeira vez vai te trazer mais coragem e mais experiência para próximas decisões.
E lembre-se, você pode contar com a nossa rede de mulheres anfitriãs, que hospedam com hospitalidade e apoio feminino em todo o Brasil. Cadastre-se no nosso site e veja as cidades em que estamos presentes. Depois de tudo pronto e organizado só resta você cair na estrada. Viva e aproveite cada momento da sua primeira viagem sozinha.