Dicas de viagem: o que fazer em Florianópolis

Florianópolis, a Ilha da Magia, o destino perfeito para quem busca praia, contato com a natureza, gastronomia e história.

Floripa consegue atender a diversos perfis de viajantes, seja você interessada em surf, trilhas, relaxar em uma praia tranquila, apreciar um delicioso rodízio de camarões ou fazer um passeio histórico e cultural. Do rústico ao sofisticado, essa ilha catarinense agrada a todas viajantes.

Com tantas atrações, e um trânsito não tão favorável, na hora de montar um roteiro com mais de um passeio por dia, o ideal é reunir atrações localizadas na mesma região da ilha. 

Assista e escute o podcast Conexão Sister

Dicas de viagem: o que fazer em Florianópolis

Norte da Ilha

Na região norte de Florianópolis, as praias costumam ter mar mais calmo e com temperaturas levemente menos geladas. Mas além das praias, o norte da ilha oferece passeios históricos pela Fortaleza de São José da Ponta Grossa e pelo bucólico vilarejo açoriano de Santo Antônio de Lisboa. Conheça mais detalhes de cada praia:

  • Daniela: praia de águas calmas e que atrai famílias com crianças;
  • Praia do Forte: onde fica localizado o Forte São José da Ponta Grossa;
  • Jurerê: área nobre que concentra também lojas e restaurantes famosos;
  • Canasvieiras: o balneário favorito dos argentinos;
  • Lagoinha de Ponta das Canas: praia menos movimentada, cercada de morros verdes, com faixa de areia larga e mar calmo;
  • Praia Brava: a favorita dos surfistas;
  • Ingleses: uma das maiores da ilha, possui um lado esquerdo mais selvagem, o centro mais urbanizado e o canto direito com atmosfera de vila de pescadores;
  • Praia do Santinho: além do resort, é conhecida por suas dunas e ondas fortes. 

Leste da Ilha

Já a região leste da ilha costuma ser o destino preferido de quem gosta de um ambiente mais selvagem e as altas ondas atraem os surfistas. Destaque para a Barra da Lagoa, que tem a famosa trilha pela Costa, com mirantes para apreciar a bela paisagem, e onde se encontra uma unidade do Projeto Tamar.

  • Moçambique: praia mais selvagem, que integra a área do Parque Florestal do Rio Vermelho;
  • Barra da Lagoa: enseada calma que abriga o projeto Tamar e uma trilha leve de cerca de 20 minutos que leva a piscinas naturais;
  • Galheta: praia de nudismo;
  • Praia Mole: por muitos considerada a mais bonita da ilha, cercada por morros verdes e areia fofa. Possui um mirante localizado no lado oposto da praia a caminho da Barra da Lagoa, e que proporciona uma vista panorâmica da Lagoa da Conceição;
  • Joaquina: a mais famosa, pelas dunas e pelos torneios de surf (mas não se preocupe porque também tem área mais calma para os que não se aventuram no esporte);
  • Lagoa da Conceição: durante o dia é um destino bucólico para apreciar a vista do gramado ou curtir algum esporte aquático, como SUP e caiaque, e de noite se transforma em reduto gastronômico e boêmio. 

Sul da Ilha

As praias do sul de Florianópolis são mais rústicas, com exceção de Campeche. E um passeio por lá não pode deixar de incluir o vilarejo açoriano Ribeirão da Ilha, que concentra a maior produção de ostras da região.

  • Campeche: continuação da praia de Joaquina, sendo que o trajeto entre elas pode ser feito de carro ou com uma caminhada de cerca de uma hora pela areia;
  • Armação: possui uma atmosfera de vila de veraneio e é de lá que sai o barco para a ilha do Campeche; 
  • Ilha do Campeche: um dos cartões postais da ilha, com areias brancas e mar calmo em tons de azul-claro, que é avaliado por muitos como o mar mais bonito de Floripa. Além da beleza da praia, a ilha oferece trilhas que levam a sítios arqueológicos com inscrições rupestres;
  • Lagoinha do Leste: praia mais selvagem, com acesso feito apenas por mar ou por trilhas.

Dicas de viagem: o que fazer em Florianópolis

Quando ir para Florianópolis

Como já deu para perceber, Florianópolis reúne atrações suficientes para você desfrutar em qualquer época do ano. Mas os melhores meses para visitar a ilha da magia são março e abril, quando ainda faz calor, chove pouco, o número de turistas é menor e os preços estão mais baixos.

E olha só, entre junho e outubro, a costa catarinense é visitada por baleias francas. Com sorte, é possível observar as baleias e a praia da Armação é um dos pontos preferidos delas.

Dica de irmã

E se depois de saber de tudo isso você está sonhando em conhecer Florianópolis, conte com a comunidade Sisterwave para te apoiar nesse planejamento! São mais de 100 sisters na Ilha da Magia e várias opções de hospedagem com anfitriãs.

Florianópolis para quem ama samba e natureza

A Ana Paula Araújo Leite é manezinha da ilha e traz uma dica para quem gosta de samba de alta qualidade e estiver em Floripa em um sábado. É a rota do samba, que começa na Travessa Ratcliff com o Canto do Noel, que vai do meio-dia ao final da tarde, depois pode seguir ao Borogodó da ilha, e enfim entrar madrugada adentro em coqueiros no Seo Brazil, que fica na parte continental da Ilha.

Já para quem gosta de trilha, Ana destaca a da Costa da Lagoa, que começa no Canto dos Araçás, dura duas horas passando por dentro da comunidade e chega ao final em uma área cheia de restaurantes. Para comer por lá, Ana indica o restaurante Paraíso da Néia. A volta pode ser feita pela trilha ou de barco. Agora para as mais aventureiras, a pedida é a trilha da Lagoinha, que sai do Pântano do Sul. “A trilha é linda e difícil. As trilhas e o barco são a única forma de acessar esta praia, então ela está quase sempre deserta. Chegando lá você ainda pode subir ao topo do Morro da Coroa e apreciar a vista incrível”, comenta Ana.

E tem opção também para quem quer aproveitar a vinda a Floripa para aprender a surfar. Ana indica a escola de surf do Evandro, que fica na praia da Barra da Lagoa. “Ele até te devolve o dinheiro se você não ficar de pé na prancha na primeira aula. E é sério! Aprendi com ele. E, de quebra, depois da aula você curte uma das vilas de pescadores mais tradicionais da Ilha”.

Escute o Conexão Sister no Spotify

Para quem tem pouco tempo e quer passar por várias praias, Ana lembra ainda da opção pelo ônibus turístico Floripa ByBus.

A Ana criou um grupo na plataforma da Sisterwave para promover o passeio áudio guiado “Uma caminhada pelo centro de Floripa”, que em duas horas passa pelos principais pontos do centro histórico trazendo muita informação de maneira leve e divertida. E tem desconto para as sisters! Então entre lá no grupo para saber mais. Nascida e criada na ilha, Ana Paula já viajou muito sozinha mochilando pelo mundo e tem muitas dicas de lugares e atividades que ela mesma realiza em Florianópolis. Então, entre em contato com ela e quem sabe você encontra uma parceira para curtir a cidade. 

Dicas de viagem: o que fazer em Florianópolis

Roteiro com trilha e muito surf

A Gisiela Klein é jornalista e adora atividades ao ar livre, para as quais Floripa é o cenário ideal. Ela reuniu duas sugestões para as sisters que visitarem a ilha: Trilha da Lagoinha do Leste e aula de surfe na Barra da Lagoa.

Sobre a Trilha da Lagoinha, Gisiela comenta que essa é a praia mais bonita da ilha. Localizada em uma área de preservação permanente, a praia possui 680 metros de extensão, entre dois costões, com areia firme, água cristalina e pouca gente. “O nome Lagoinha do Leste é porque há mesmo uma lagoa atrás da restinga. Com água salobra, a lagoa é um berçário para muitas espécies de peixe e a vegetação no entorno garante sombra para um picnic e/ou camping.” Segundo Gisiela, há duas trilhas que dão acesso à Lagoinha do Leste: pelo Pântano do Sul ou pelo Matadeiro. “O mundo ideal é entrar pelo Matadeiro e sair pelo Pântano”, indica.

Gisiela é outra que traz dicas para aulas de surfe na Barra da Lagoa. Ela comenta que é possível ver cada vez mais mulheres praticando surf na ilha. “Eu fiz aulas na Barra da Lagoa e percebi que a principal diferença entre nós e os homens é que nós somos menos competitivas na água e mais companheiras. Todas as mulheres na água se aproximaram de mim para oferecer ajuda, para perguntar quem eu era, se surfava há muito tempo…. NUNCA rolou estresse com uma mulher por causa de uma onda. Tem água e onda para todos”. Gisiela indica duas opções de escolas de surf para as sisters, a Ela Surf e a Surf de Bem

Florianópolis para quem quer praia

  • Trilha da Lagoinha do Leste: são duas opções de trilha, uma saindo do Pântano do Sul, que rende uma caminhada de cerca de uma hora, e outra que começa na Praia do Matadeiro e dura entre duas e três horas, num percurso menos inclinado. Já na Lagoinha, uma trilha íngreme leva ao topo do Morro da Coroa (a beleza da vista compensa os 40 minutos de subida)
  • Piscinas naturais de Barra da Lagoa (que dá para conciliar com uma visita ao projeto Tamar)
  • Trilha da Costa da Lagoa
  • Ilha de Campeche
  • Lagoa do Peri (entre as praias do Campeche e Armação, no Sul da ilha)
  • Dunas da praia de Joaquina
  • Praia de Moçambique
  • Praia do Santinho (e seus mirantes)
  • Praia dos Ingleses
  • Praia dos Naufragados

Para curtir além das praias

  • Vilarejos açorianos de Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha
  • Passeio pelo centro, com visitas ao Mercado Público Municipal e ao Largo da Alfândega, o mercado de artesanato da ilha
  • Fortalezas: São José da Ponta Grossa (única com acesso por terra), Santo Antônio de Ratones e Santa Cruz de Anhatomirim
  • Ponte Vercílio Luz (que além de ser um cartão postal vista de longe, também pode proporcionar uma agradável travessia a pé)
  • Lagoa da Conceição
  • Horto Florestal

Gostou das nossas dicas? E se você for fazer essa viagem sozinha, não se esqueça que temos um artigo repleto de dicas para quem quer se aventurar sola! É só clicar aqui para acessar!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *