Quer viajar? Conheça 5 perfis de mulheres negras para se inspirar

O mundo é das mulheres! Aqui sabemos bem disso e não é no sentido figurado que estamos falando. Quando falamos de mulheres negras, além do machismo, há o preconceito. Independente disso, felizmente, há um número cada vez maior de mulheres que decidiram se jogar no mundão e descobrir todas as suas dores e delícias, sozinhas. Felizmente elas compartilham cada detalhe destas aventuras em suas redes sociais, principalmente no Instagram, motivando e inspirando inúmeras outras  mulheres.

Com o empoderamento feminino conquistando cada vez mais força não é de se surpreender que elas decidam desbravar o mundo sozinhas, se desvencilhando do machismo e, no caso das mulheres negras, por vezes, também do racismo.

Viajando sozinha

Viajar desacompanhada traz uma série de benefícios como amadurecimento, autoconhecimento, construção de novas amizades, liberdade, coragem para assumir riscos e muitas outras vantagens. Com tudo isso, você certamente entenderá que viajar sozinha não é, de modo algum, estar sozinha.

Assista e escute o podcast Conexão Sister

Mas, quando se trata de mulheres, há um significado maior, indo muito além de uma simples viagem. Uma mulher desacompanhada desbravando o mundo é a prova de que nós podemos, sim, caminhar com as nossas próprias pernas, sermos livres, assumir riscos, tomar iniciativas e vencer as várias barreiras que nos foram socialmente impostas (e ainda são).

O fato é que toda mulher deveria viajar sozinha pelo menos uma vez na vida. Isso porque, além de todo o contato com a cultura, o idioma, as pessoas e as paisagens do local, você entrará em contato consigo mesma.

Isso quer dizer que viajar com amigos, familiares ou até mesmo em casal não é bom? É claro que não! Mas estando na sua própria companhia você tem total liberdade de fazer o que quiser, quando quiser e como quiser. O resultado é uma imersão muito maior do que você poderia ter em qualquer outra viagem, por melhores que sejam as companhias.

No entanto, uma coisa é certa; se decidir conhecer o mundo sozinha, você nunca retornará igual. Além da bagagem repleta de experiências inesquecíveis, você aprenderá a ser resiliente, confiante, determinada.

Se você já está convencida de que merece se dar esse presente, mas ainda tem dúvidas se essa é uma boa escolha, que tal seguir os passos de quem já foi e não se arrepende? Confira agora 5 perfis no Instagram de mulheres negras viajantes para se inspirar:

Manoela Ramos, @escritoraviajante

mulheres negras
Manoela Ramos, @escritoraviajante.

O feed da Manoela fala por si só. Em seu conteúdo ela compartilha diversos cliques de lugares paradisíacos espalhados em vários cantos do Brasil. Aliás, pode-se dizer que a jovem escritora tem predileção pelas regiões norte e nordeste do país. Por lá ela posta fotos de rios, praias e cachoeiras deslumbrantes.

E se você pensa que para viajar é preciso ter muito dinheiro, está plenamente enganada. Manoela mostra em seu Instagram e também no livro Confissões de Viajante (Sem Grana), de sua autoria, as dores e as delícias de viajar com pouco dinheiro, através de legendas que inspiram quem também pretende viver da sua arte conhecendo o mundo afora.

Paula Augot, @nomundodapaula

mulheres negras
Paula Augot, @nomundodapaula.

A baiana que atualmente vive em Hong Kong já passou por mais de 50 países e não pretende parar. Em seu Instagram ela compartilha a rotina de viajante em cliques inspiradores.

Basta uma breve passada pelo feed para encontrar destinos como Rússia, Malásia, Índia, Tóquio, Boston, Coréia e muitos outros. Em cada clique Paula compartilha dicas, curiosidades e experiências de uma mulher negra desbravando o mundo.

Suellen Amaral, @viajeinapreta 

mulheres negras
Suellen Amaral, @viajeinapreta

Se você procura inspiração para viajar, certamente vai encontrar no feed da Suellen. A paulista, que atualmente vive em solo americano trabalhando como Au Pair, aproveita a oportunidade para conhecer tudo o que tem direito e compartilha as experiências com seus seguidores através do Instagram.

Escute o Conexão Sister no Spotify

Lugares como Disney, Torre Eiffel, Arco do Triunfo, Coliseu de Roma, Times Square, Museu do Louvre e Ilhas Maldivas fazem parte do seu feed e ela não pretende parar por aí.

Aline Novais, @lineviajante

mulheres negras
Aline Novais, @lineviajante

Em seu perfil ainda pequeno, mas muito promissor, Aline compartilha sua rotina de viagem em uma sequência de fotos inspiradoras.

Em sua bio ela afirma que largou tudo para realizar o sonho de viajar o mundo sem data para voltar. Até o momento países como Peru, Argentina, Chile, Itália, Croácia e Bolívia já fazem parte da sua lista. Suas legendas são um misto de valorização dos sonhos, inspiração e informações úteis que vale a pena ler.

Rebecca Alethéia, @rebeccalethei

Rebecca Alethéia, @rebeccalethei

Nascida em São Paulo, Rebecca compartilha cliques pra lá de inspiradores por onde passa. Atualmente, ela já passou por mais de 27 países viajando sozinha.

Morando em Moçambique, ela atua como enfermeira do programa Médicos Sem Fronteiras e mostra parte de sua rotina em seus stories e posts. A valorização da cultura afro em sua mais pura essência é constante, trazendo doses diárias de conhecimento para a linha do tempo do Instagram e inspirando outras mulheres negras.

Seus últimos destinos incluem África do Sul, Moçambique, Bélgica, Botswana e vários outros. O único problema é que ao ver esse feed vai ser difícil controlar a sua vontade de cair no mundo.

Mulheres negras: É hora de cair no mundo!

Como a gente pode ver e sentir todos os dias, seja nas ruas ou nas redes, as mulheres vêm conquistando seu espaço no mercado de trabalho, na política, na ciência e no mundo. Apesar do medo e das inseguranças que ainda cercam boa parte das que desejam se aventurar, não há nada que uma boa dose de planejamento e coragem não resolvam. Além, obviamente, de continuar lutando por uma sociedade menos machista e mais igualitária.

Diversos motivos podem levar uma mulher a tomar a decisão de se tornar uma viajante ou apenas de viajar um pouco mais. Trabalho, estudos, sonhos ou, simplesmente, vontade de sair da rotina.

Seja como for, lembre-se que a sua segurança vem, sempre, em primeiro lugar. Por isso, pesquise o destino, lugares seguros para se hospedar (locais compartilhados apenas por mulheres são uma ótima opção e existem em todo o mundo), relatos de quem já trilhou esse caminho, e evidentemente, faça também um planejamento financeiro.

Empoderar-se vai muito além de fotos e textos nas redes sociais, embora eles também sejam parte importante do processo. Se tornar dona de si é aceitar que existe um mundo muito maior e cheios de possibilidades e que somente você pode trilhar o seu caminho.

Viajar, por sua vez, é uma das experiências mais enriquecedoras que uma pessoa pode ter, agregando em diversos aspectos da vida. Por isso, quando uma mulher entende isso ela nota que encontrar uma companhia de viagem passa a ser uma escolha e não uma necessidade.

Lembre-se de procurar por uma hospedagem segura e acessível, assim suas viagens serão grandes experiências de vida.

Tome as rédeas do seu destino e deixe a sua marca no mundo. Inspirações não faltam!

2 comments

  1. It’s a pity you don’t have a donate button! I’d certainly
    donate to this outstanding blog! I guess for now i’ll settle for
    bookmarking and adding your RSS feed to my Google account.
    I look forward to new updates and will talk about this website with
    my Facebook group. Talk soon!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *