O Rock no Rio de Janeiro e o Rock in Rio

Praia, biquíni, samba, churrasquinho e jogo no Maraca no fim da tarde. Para uma carioca da gema, essa é combinação natural para ter o domingo de sol perfeito. No entanto, se engana quem pensa que a cidade maravilhosa não abraça todos os tipos de interesses e gostos. O rock no Rio de Janeiro não morreu!

Por ser uma das principais cidades do país, o Rio importa e exporta muita cultura. Isso influencia diretamente nas diferentes cenas que existem por ali. E a parte mais legal é ver como tudo conversa e vive em conjunto nos espaços cariocas.

Historicamente, o município do Rio foi palco de muitos shows após a redemocratização do país. As apresentações contavam (e contam até hoje) com um público caloroso, que faz de tudo para aproveitar todos os momentos do ídolo em solo brasileiro e cantar todas as músicas a plenos pulmões. Com a ditadura finalizada, atrações como Van Halen, Jackson Five e o festival Rock in Rio colocaram o Brasil e a cidade no roteiro das grandes apresentações internacionais.

Assista e escute o podcast Conexão Sister

Com esse gás todo, seria impossível não surgir uma consolidada cena do rock na cidade. Bares, shows de músicos locais e locais de convivência para quem curte o estilo de vida rock’n’roll permeiam a geografia do Rio de Janeiro e convivem muito bem com as narrativas cariocas do samba, mpb e funk.

Então vamos falar um pouquinho da cena do rock no rio de janeiro?

Bar Bukowski

bar-bukowiski - Rock no Rio de Janeiro
Bukowski: O bar de rock mais antigo do Rio de Janeiro

Inspirado no escritor beberrão famoso por seus contos, romances e poesias sem escrúpulos, o Bar Bukowski fica localizado em um casarão no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio. A ideia é reunir os fãs de rock e bons drinks, prestando homenagem à filosofia inconformada da obra de Charles Bukowski.

O famoso bar de rock fica aberto de sexta a domingo e em vésperas de feriado e possui uma programação voltada para todas as vertentes do rock. A casa possui duas pistas, sendo uma delas focada em clássicos tocados em discos de vinil, enquanto a outra é mais plural.

A grande área ao ar livre que faz parte do casarão é perfeita para tomar uns drinks com nomes de personagens da obra de Bukowski, ouvindo música boa e conversando com as amigas.

O precinho é meio salgado, mas o bar oferece alguns incentivos, como descontos para quem se cadastrar na lista amiga pelo site ou facebook, gratuidade nas sextas-feiras para professores da rede pública ou privada e “vale-porres” para quem quer comemorar o aniversário no casarão.

Endereço: Rua Álvaro Ramos, 270 – Botafogo

Caverna

caverna
Caverna: o reduto do Rock.

Essa dica vai para quem quer ouvir um bom e velho rock’n’roll enquanto desfruta um “burgaço”. O Caverna é um bar, restaurante e balada reconhecido pela qualidade de sua cozinha e por ser um reduto do rock no bairro de Botafogo.

O neon vermelho acima do bar escrito “Highway to Hell” te recebe assim que você entra no espaço interno, já antecipando as influências rockeiras e cinematográficas nas quais a decoração do Caverna é pautada.

O cardápio também transpira rock e cinema com os nomes das comidas e, principalmente, dos drinks. Você pode, por exemplo, pedir um sanduíche Scooby e um brownie Jackie Brown, enquanto toma um drink Trainspotting ou um Macunaíma.

Além dos dois hambúrgueres clássicos do cardápio, a casa oferece duas opções diferenciadas: um burgaço com o mix de carne da casa novo toda semana e um burgaço vegano novo todo mês.
O Caverna é referência em culinária vegana e vegetariana.

O estabelecimento funciona de terça a domingo e ainda tem a opção de delivery, se a vontade é bater muito a cabeça em casa, ouvindo um rock e comendo um hambúrguer muito bem feito.

Endereço: Rua Assis Bueno, 26 – Botafogo

Calabouço Heavy & Rock Bar

Calabouço Heavy & Rock Bar - Rock no Rio de Janeiro
Os shows no Calabouço mostram que o Rock vive bem, obrigado.

O principal bar de rockeiras, metaleiras e headbangers da Tijuca não podia faltar nessa lista. O Calabouço é um bar temático que oferece shows ao vivo, telão que passa clipes e shows clássicos do rock e um cardápio cheio de referências ao rock’n’roll.

Para quem gosta de shows de tributos e covers com muita qualidade, o Calabouço é o lugar certo. Lá, todo tipo de rock é bem-vindo. De Guns ‘n’ Roses a Depeche Mode e de Bon Jovi a Black Sabbath, o diferencial do bar que fica no coração da Tijuca são as apresentações ao vivo.

Além de uma programação bem rockeira, o Calabouço Heavy & Rock Bar possui um cardápio todo transpassado por referência a músicas e bandas, com muitas opções de cervejas especiais nacionais e internacionais, petiscos, pizzas com massa artesanal e uma gama enorme de hambúrgueres.

O Calabouço fica na Tijuca, coração da Zona Norte do Rio de Janeiro, e abre de quinta a domingo, com programação especial todos os finais de semana.

A nossa próxima dica é um lugar bem inusitado para os rockeiros de plantão e também fica pela Zona Norte. Tá a fim de sair do óbvio?

Endereço: Rua felipe camarão, 130 – Tijuca

Feira de São Cristóvão

Feira de São Cristovão
Ir pra feira de São Cristovão é garantia de diversidade cultural e musical.

Pode parecer estranho, mas o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, em São Cristóvão, é um ótimo lugar para ouvir um rock na cidade maravilhosa enquanto curte e entende um pouco mais das tradições do Nordeste.

Uma ida na feira de São Cristóvão acolhe até aquele grupo de amigas de vivências diferentes que têm pouco ou quase nada em comum. A pluralidade se evidencia nos bares,que tocam desde pagode, samba e sertanejo até indie rock, grunge e glam rock.

Mas não vale fazer cara feia para o que você não costuma ouvir! A feira abraça a todos, sem distinções. E, de preferência, todo mundo, seja lá de onde for, canta “Evidências” junto no final da noite nos karaokês que estão presentes em cada esquina.

A feira de São Cristóvão reúne bares, restaurantes, lojas e muita gente na semana inteira, sendo que sexta e sábado os estabelecimentos funcionam por 24 horas direto. Custa apenas cinco reais para entrar e aproveitar a diversidade cultural que o centro abriga.

Endereço: centro de tradições nordestinas – campo de são cristóvão, s/n

Rock in Rio

Rock in Rio
O famoso símbolo do Rock in Rio reconhecido no mundo todo

Afinal, não dá para falar de ouvir um bom rock no Rio de Janeiro sem comentar o primeiro grande festival desse estilo musical na América Latina.

A primeira edição do evento reuniu bandas de alcance mundial em terras cariocas e contou com 1,38 milhão de pessoas numa área de 250 mil metros quadrados: o maior público e a menor área de todas as edições brasileiras do festival.

O Rock in Rio, encabeçado pelo publicitário Roberto Medina, recebeu muitas respostas negativas e críticas antes de acontecer pela primeira vez. Ninguém acreditava que um festival de rock dessa magnitude desse certo no Brasil. Muitos achavam que havia uma aparente falta de interesse da população e das grandes bandas.

No entanto, diante do sucesso enorme da edição de 1985, que trouxe nomes como Queen, AC/DC, Ozzy Osbourne, Iron Maiden e Scorpions pela primeira vez para dividir o palco com artistas brasileiros, como Ney Matogrosso, Rita Lee e Barão Vermelho, o festival firmou o Rio de Janeiro como um grande recebedor de grupos internacionais de sucesso.

O coro do público que cantou “Love of my life” para um Freddie Mercury emocionado ficou famoso mundo afora e conquistou o coração dos artistas, que sempre chegam ao Rio esperando muito carinho dos fãs.

O Rock in Rio fez tanto sucesso que ganhou muitas outras edições, inclusive em
outros países. E, em 2011, após 10 anos de hiato do festival no Rio de Janeiro, o Rock in
Rio voltou à sua cidade natal. Desde então, o evento mobiliza o Brasil durante algumas semanas de primavera em anos alternados.

Em 2019, o Rock in Rio acontecerá do dia 27 de setembro até 6 de outubro, no Parque Olímpico, e contará com artistas clássicos, como o Scorpions, que veio ao Rio em 1985, e inéditos, como o Drake, rapper canadense que fará sua estreia no Brasil.

Já pensou em curtir esse festival em uma hospedagem segura e colaborativa com outras mulheres incríveis e integrar a nossa rede de apoio local? Temos muitas anfitriãs no Rio de Janeiro esperando por você pertinho da Cidade do Rock <3
Conheça nossa história, se cadastre na plataforma e comece a fazer parte dela!