Se engana quem pensa que a capital mineira é destaque só em gastronomia e botecos. Os mineiros têm lindos parques, excelentes mercados e circuitos culturais. Difícil é pensar no melhor roteiro do que fazer em Belo Horizonte em apenas dois dias.
Maaaas, a Sisterwave contou também com a ajuda de uma anfitriã mineirinha para nos dar ainda mais dicas de um roteiro interessante sobre o que fazer em Belo Horizonte, sozinha ou em grupo.
Inicialmente é preciso saber que é possível fazer em um passeio bastante cosmopolita pela cidade. Embora não seja tão grande como outras capitais como Rio de Janeiro e São Paulo. Belo Horizonte surpreende na diversidade de opções simples, rápidas e diversas.
Pensando nisso, criamos um roteiro combinando pontos turísticos e indicações importantes de quem mora em “Beagá”. Sem deixar de mencionar outros pontos turísticos famosos no final do artigo. Beleza?
O que fazer em Belo horizonte: Roteiro do Primeiro Dia
Visita ao Mercado Central pela Manhã e Almoço
É interessante chegar ao mercado central cedinho e logo fazer compras de mineirices. Belo Horizonte reúne artesanatos criados em todo estado de Minas Gerais, e o Mercado concentra grandes trabalhos mineiros.
Lá você encontra de tudo, dos artesanatos a especiarias, de panelas de ferro e barro a comidas típicas mineiras, e o que não poderia faltar: muitas cachaças produzidas na região.
Depois, você pode tomar uma cervejinha bem gelada, comer petiscos ou almoçar uma boa feijoada em restaurantes locais.
Não faltam opções de restaurante. Basta você perguntar pelo tipo de comida que mais agrada que vai encontrar uma boa opção por lá mesmo.
Circuito Cultural da Praça da Liberdade
Aqui você estará indo em direção ao percurso cultural da cidade. São acervos importantes que fazem parte da história da cidade. Além de ponto de encontro da cidade, a praça é berço de muitos eventos importantes.
O Circuito Cultural ao redor da Praça da Liberdade envolve mais de 10 locais de contato com a arte. É uma mistura de estilos culturais ao redor dos quarteirões da praça com visual único que marca a história de Belo Horizonte.
É um verdadeiro ponto de encontro entre todas as tribos e manifestações de arte de todos os tipos. Nesse dia em especial, vivenciamos uma experiência de contato com uma turma de instrutores de Fit Dance.
A energia da música e da dança contagiou todos ao redor, e foi atraindo mais pessoas para o local. É, sem dúvidas, muito mais do que se imagina de uma praça.
Entre os prédios de arquitetura peculiar ao redor, lá está o famoso Circuito Cultural Banco do Brasil (CCBB), que sempre oferece alguma exposição interessante. Vale a pena conferir.
Dentro do CCBB, existe também um famoso café da cidade, o Café com Letras, com opções de pratos deliciosos e cafés diferenciados. Enfim, somente nesse circuito não faltará o que fazer em Belo Horizonte na parte Cultural.
O que fazer em Belo Horizonte à noite: Passeio na Savassi
É possível que a essa altura do campeonato o cansaço já tenha batido, mas como a viagem é curta, vale o esforço para aproveitar ao máaaaximo. Não vá dormir sem dar uma volta à noite para conhecer o bairro da Savassi (Praça da Savassi).
Região boêmia, conhecida por sua variedade de bares, restaurantes e pubs. Fica pertinho da Praça da Liberdade e dá para ir caminhando. Embora Belo Horizonte tenha pontos de encontros pulverizados por região. A Savassi é marcada pela presença de um público ainda mais jovem.
Falando um pouco de música, em BH você vai encontrar predominantemente muito sertanejo nos bares. Mas existem alguns pubs e bares em que é possível achar Rock, Jazz e Blues.
Exemplo: o Café com Letras da Savassi com o Jazz e Blues ou o Jack Rock Bar marcando o ritmo do Rock.
Jantar no Cabernet Butiquim
O que fazer em Belo Horizonte a noite não falta, se você não tiver se encantado em meio a tantas opções ao redor da Praça da Savassi, indicamos um restaurante acolhedor muito bom ao redor: Cabernet Butiquim.
Com estilo de boteco, é conhecido por sua carta de vinhos diferenciados, queijos e pratos especiais. Um ambiente acolhedor, com atendimento de primeira e preço justo.
O Cabernet Butiquim fica no bairro Funcionários, bem ao lado da Savassi, mas é preciso ficar atenta ao dia da semana, já que não funcionam domingo à noite e nem segunda-feira.
Endereço: Rua Levindo Lopes, 12 – Funcionários.
O que fazer em Belo horizonte: Roteiro do Segundo Dia
Feira Hippie na manhã de Domingo ou Parque Municipal
Duas opções completamente diferentes. Se você quer conhecer um lugar calmo no meio do centro da cidade, passear pela natureza e ler um livro, você deve ir para o Parque Municipal de Belo Horizonte, que fica bem no coração da cidade. Lá é onde também acontece a Feira Hippie aos domingos de manhã.
A Feira Hippie acontece há mais de 50 anos. Ela concentra mais de 1.500 expositores e reúne uma infinidade de produtos e serviços de boa qualidade e por um preço legal. Desde artesanato, bolsas, sapatos, bijuterias, roupas e peças de arte até uma variedade de barracas com comidas típicas regionais.
O que fazer no almoço do segundo dia: Mercado Distrital do Cruzeiro
Pra chegar até o Mercado Distrital, localizado no bairro Cruzeiro, você pode pegar um ônibus na mesma rua da feira. Basta subir a Av. Afonso Pena.
Esse é outro mercado que vale a pena conhecer e parar para almoçar. Com um clima diferente do Mercado Municipal de Belo Horizonte. Sendo mais sofisticado, lá você encontra feiras de artesanato e diversos eventos culturais.
Subida para a Praça do Papa
A Praça do Papa fica localizada no bairro Mangabeiras e é muito conhecida por sua linda arquitetura. Além da vista panorâmica maravilhosa de Belo Horizonte.
A praça costuma reunir famílias durante o dia, que aproveitam para fazer piqueniques, soltar pipas, levar os animais de estimação.
Durante a noite, é ponto de encontro de jovens para tocar instrumentos, cantar e comemorar juntos alguma data importante.
Como é um ponto alto da cidade, venta muito! Por isso é bom levar um casaco se for ao fim da tarde ou durante à noite.
Descida da Praça do Papa e Jantar na Região Boêmia de Santa Tereza
Depois de apreciar a linda vista da praça, indicamos vocês conhecerem a região mais boêmia de Belo Horizonte. Que tal fechar esse percurso da viagem conhecendo outro “estilo” de Beagá?
Construções mais antigas, bares mais alternativos, restaurantes com preços acessíveis e mesas na rua, assim se configura a cara da região de Santa Tereza.
Além disso, Santa Tereza é o local onde está presente o cenário do MPB. Onde nasceu o famoso Clube da Esquina. Segundo Telo Borges, Cantor e Compositor, cada esquina desse bairro tem uma história para contar.
Se você quer comer uma tradicional pizza, vá a Pizzaria Estação Parada do Cardoso, local onde havia uma estação de trem. O endereço fica na Rua Dores do Indaiá, n° 409.
Se a pedida for uma cerveja gelada e um prato tradicional há mais de 50 anos, aposte no Bar do Bolão, com um famoso Espaguete à Bolonhesa, localizado na Rua mais Famosa do Bairro, Rua Mármore.
O que fazer em Belo Horizonte: Outros Pontos Turísticos
Fizemos esse roteiro com muito carinho para quem quer aproveitar Belo Horizonte de verdade, como um bom mineiro.
Mas, nada impede que vocês conheçam outros pontos famosos da cidade, como: Igreja São Francisco de Assis (Obra de Oscar Oscar Niemayer), Lagoa da Pampulha, Casa do Baile, Museu de Arte da Pampulha, Parque Mangabeiras, Praça JK, Inhotim.
Além da importância do roteiro, não se esqueçam de se hospedar com segurança, temos muitas anfitriãs mineirinhas em Belo Horizonte esperando por vocês. Confiram na nossa plataforma e agendem sua estadia.
Ainda não conhece nossa plataforma? Somos uma plataforma de hospedagem colaborativa para mulheres no Brasil. Nosso propósito é criar uma rede local de mulheres que apoiam e recebem outras mulheres em casa. Estamos presentes em 85 cidades do Brasil.
Se inscreva na plataforma e saiba como funciona.
Quer saber como nossa história começou? olha só.