Como promover o turismo sustentável ao viajar

Amamos a riqueza de ecossistemas do Brasil e assistimos atônitas as notícias da diminuição das reservas ambientais na Amazônia. Recentemente uma onda de queimadas que chegou até a maior cidade do país nos assustou e ligou o alerta: Será que fazemos a nossa parte na preservação do meio ambiente e promovemos um turismo sustentável para que ele continue a acontecer? Sabemos que o desaparecimento de espaços naturais além de ser uma perda para a humanidade é uma perda de potencial econômico no turismo.

Mas o que é turismo sustentável?

O turismo sustentável é um setor comprometido em ter baixo impacto no meio ambiente e na cultura local, enquanto ajuda a gerar empregos futuros para as pessoas locais. O foco do turismo sustentável é garantir que o desenvolvimento seja uma experiência positiva para a população local, empresas de turismo, e os próprios turistas.

Dados sobre o turismo sustentável

A indústria de viagens e turismo está crescendo com um total de 1,326 bilhão de chegadas internacionais por ano mas 80% de todo o turismo ocorre em áreas costeiras. O turismo de natureza ainda é pouco representativo. Porém, em 2018, mais de 68% dos viajantes globais pretendiam ficar em acomodações ecológicas, de 65% em 2017 e 62% em 2016. Aumentando a conscientização sobre as melhores práticas durante viagens, fazendo pesquisas sobre hospedagem sustentável e operadores, e tendo em mente a sua pegada ecológica, podemos garantir que o turismo global é uma força para o bem.

Assista e escute o podcast Conexão Sister

Mesmo se você está indo para a praia ou para as montanhas, se perder na natureza ou visitar uma cidade grande, queremos compartilhar com você algumas dicas práticas para viagens ecologicamente corretas.

Como fazer a minha parte no turismo sustentável?

Comece a prestar atenção ao que você come

O consumo de carnes (bovina, suína e aves) é um hábito mais comum e que mais impacta negativamente o meio ambiente. A sua diminuição não precisa ser total se você não se sentir confortável mas existe um movimento chamado “segunda sem carne” que vem beneficiando mais de 3 milhões de pessoas. A campanha brasileira é a que apresenta maiores impactos do mundo, segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira. Em 2017, só esse movimento, poupou mais de 57 milhões de litros de água e 280 mil toneladas de CO2. 

Além disso ao viajar, dê preferência por produtos locais e evite grandes redes restaurantes. Ao optar pelos pequenos, você incentiva a economia local e está nutrindo os empreendimentos com o seu dinheiro. Importante lembrar que os produtos locais, provavelmente, sofreram um descolamento menor para chegar até você.

pé de guaraná na amazonia turismo sustentável

Todo mundo já sabe mas nunca é demais reforçar: Evite o plástico

Carregue garrafas de água reutilizáveis, canecas, utensílios, bolsas e outros equipamentos para minimizar o desperdício. Isso pode começar até no avião ou no aeroporto. Opte por usar sua própria xícara ou garrafa durante o serviço de bebidas ou encher antes de embarcar no avião em bebedouros. Se estiver preocupado com a segurança da água no seu destino, considere uma garrafa com um filtro embutido.

Estar ciente dos resíduos plásticos é especialmente importante quando se viaja para países em desenvolvimento ou regiões que não têm boa infraestrutura para o gerenciamento de resíduos, pois há um risco muito maior de que seus resíduos plásticos acabem no oceano. Há viajantes que estão escolhendo manter espaço em sua bagagem para embalar seu plástico de volta para casa, onde ele pode ser descartado de forma adequada.

Escolha viajar com poucas pessoas

Grupos menores tendem a ter menos impacto ambiental, por isso, viajar com um operador turístico de pequeno porte também é fazer um turismo sustentável. Ao limitar o número de pessoas que visitam um lugar de cada vez, é mais fácil gerenciar efetivamente os impactos no meio ambiente e minimizar a perturbação da vida selvagem.

Por isso, antes de reservar, pergunte quantas pessoas se juntará ao grupo. É importante saber também quais são as práticas ecológicas que a empresa de turismo tem ou se eles empregam guias locais, por exemplo, além de visitar o local é interessante saber qual o impacto na economia local essas empresas promovem.

Ao fazer trilhas, não saia do caminho

Ao caminhar, sempre fique em trilhas marcadas e mantenha uma distância segura de qualquer animal que encontrar. Sair do caminho batido pode significar que você atropele plantas protegidas ou em perigo de extinção.

Incentive mas também tome cuidado ao comprar as “lembrancinhas”

O artesanato local e as lembranças nem sempre são mais baratos, mas comprá-los garante que sua contribuição para a economia tenha um impacto mais direto e positivo. Em Cancun, por exemplo, algumas lojas de presentes vendem sombreiros mexicanos “tradicionais” que são importados da China porque custam menos, enquanto os artesãos da vila, que fazem os chapéus à mão, cobram mais. A diferença não é apenas no preço. Comprar os verdadeiros sombreiros apóia a herança cultural autêntica e fornece empregos necessários para os habitantes locais que os fazem.

Mas preste atenção ao comprar qualquer produto feito de qualquer espécie em extinção, incluindo peles de animais e partes do corpo, carapaça de tartaruga, marfim ou corais do mar – eles podem ser ilegais e são produto da destruição de algum ecossistema.

Escute o Conexão Sister no Spotify

Escolha a forma de transporte mais ecológica

Você pode dirigir ou pegar o trem para o seu destino em vez de ir de avião? Tente evitar especialmente vôos de curta distância (<500 km) pois setor de transporte aéreo é responsável por boa parte das emissões de poluentes no mundo. Se você precisar voar, escolha companhias aéreas com taxas de ocupação mais altas e aeronaves mais eficientes.

Sinta-se em casa mesmo quando esta viajando

Uma ótima dica é lembrar de agir como se estivesse em casa quando se hospeda em qualquer lugar. Em casa você se preocupa com a conta de luz e água, correto? por isso, evite pedir toalhas limpas quando não for necessário, não tome longos banhos e algo frequentemente esquecido é: desligue a TV, as luzes e o ar-condicionado quando você sair do quarto.

O turismo sustentável é ter uma experiência maravilhosa enquanto mesmo tempo protege o meio ambiente.  Vamos juntas?