Sisterwave

Como viajar sem sair de casa: conheça o Brasil através de Guias Locais

Como consequência da pandemia do coronavírus, praticamente todas as viagens tiveram que ser canceladas, notadamente aquelas à turismo. Dessa forma, muitas pessoas tiveram que adiar o seu lazer e a possibilidade de conhecer novos lugares ou revisitar os destinos preferidos. Assim, não é surpresa ou novidade, que o turismo foi um dos setores mais afetados por essa situação. Por outro lado, como uma forma de minimizar esses e outros efeitos que atingiram o setor, estão surgindo diversas formas de viajar sem sair de casa!

Empresas e cidades que tinham sua economia baseada no turismo tiveram que se reinventar. Foi preciso encontrar novas formas de oferecer os serviços e explorar as atrações. Nesse contexto, a internet e as plataformas que ela proporciona têm sido elemento-chave para manter o setor em relativa atividade.  

A seguir falamos um pouco mais sobre as formas de viajar sem sair de casa, destacando a importância e o papel dos guias locais. Além de apresentarmos algumas dicas para você, viajante, que não vê a hora de colocar o pé na estrada novamente! Vamos lá?!

Como viajar sem sair de casa?

Os estilos de viagem já vêm sendo reinventados há algum tempo, se tornando mais personalizadas, se adaptando às características e gostos de cada um. Além disso, hoje, com a impossibilidade de sair de casa, é possível conhecer novos lugares e pontos turísticos famosos sem precisar sair de casa.

Isso se dá, principalmente, pelos chamados “tours virtuais”, que nada mais são que passeios por diferentes ambientes por meio da tela de um smartphone ou de um computador, através da internet.

Esses tours podem ser oferecidos de diferentes formas, por várias plataformas ou por diversos locais, como cidades ou instituições. Um dos tours mais comuns são aqueles oferecidos por museus, que disponibilizam seu acervo virtualmente para que o público possa acessar e ver todos os detalhes de cada obra, além dos corredores do museu, como é possível em alguns casos. 

Outro tipo bastante comum é o que utiliza a mesma tecnologia que o Google Street View, que permite aos viajantes entrar pelas portas e andar pelos corredores dos museus, pontos turísticos ou até mesmo de cidades. Nesse tipo de tour é possível chegar mais perto das exposições, dar um “zoom” e ver mais detalhes da arquitetura do lugar, e muito mais!

Mais um possível tour virtual que está sendo cada vez mais frequente é o que utiliza câmeras ao vivo para que as pessoas possam conhecer o local em tempo real e ter uma experiência bastante próxima da realidade.

Viajar sem sair de casa com guias locais

Outra possibilidade de viajar sem sair de casa que vêm ganhando força decorrente da pandemia, é a que permite conhecer ainda mais os lugares e suas peculiaridades com quem realmente entende: os tours virtuais com guias locais.

Nessa modalidade, os guias e conhecedores de cada cidade, estado, ou atração, guiam os viajantes pelas ruas e pela história por meio de fotos, vídeos e outros objetos interessantes.

O tour em si varia bastante conforme o guia e o local, mas a ideia é justamente passar ao público uma experiência aprofundada e incrível mesmo que por meio da tela de um computador (ou outro dispositivo conectado à internet).

Benefícios 

Essa ideia é bastante interessante e benéfica para o turismo local das cidades brasileiras, uma vez que a grande maioria desses guias sofreu consideravelmente com as consequências da pandemia e da diminuição dos seus ganhos.  

No outro lado, é também benéfica para aquelas pessoas que iriam viajar e não podem mais e também, para aqueles que sempre quiseram conhecer determinado destino, mas nunca tiveram oportunidades e recursos suficientes para tal. 

Assim, além de movimentar a economia local, é mais uma forma de planejar as próximas viagens, visto que conhecendo um pouco do destino antes é possível elaborar um roteiro apenas com as atrações que você mais gostou ou com base nas dicas e sugestões dos guias.

O turismo virtual oferecido pelos guias locais tende a ser acessível, por valores quase que simbólicos, e serem bastante completos no sentido de história e apresentação dos pontos turísticos importantes. Existe também o benefício de serem proporcionados por pessoas que realmente entendem das narrativas locais e que tem paixão pelo que fazem.

Diferentemente de outros roteiros virtuais, é possível interagir com o seu guia e com os demais participantes, fazendo perguntas, por exemplo. Também, em alguns casos, se pode escolher e montar seu próprio roteiro, de maneira personalizada.

Além disso, existem também alguns guias que promovem uma reflexão e uma discussão mais aprofundada entre seus participantes, sobre algo relacionado à história do local ou outras questões sociais que permeiam determinado destino.

Tours virtuais com guias locais pela Sisterwave

A Sisterwave é uma comunidade criada para a mulher viajante e durante esse momento complicado encontramos uma forma de nos adaptar e garantir às mulheres uma viagem completa sem precisar sair de casa, por meio de nossos tours virtuais. 

Todos os tours oferecidos são guiados por mulheres locais e apaixonadas pela história do destino ou atração. É possível conhecer alguns lugares brasileiros bastante famosos, como: Recife, o sertão pernambucano e São Paulo. 

A ótica feminina está presente em todos os tours disponibilizados e as participantes são incentivadas a fazer perguntas e interagir nas discussões promovidas. 

Atualmente oferecemos uma visita guiada no MASP, sobre as mulheres na arte; no centro de São Paulo, destacando as mulheres que fizeram parte da sua história; em Recife, sobre curiosidades na sua história de uma forma afetiva e inédita; e também em Triunfo, no estado de Pernambuco. 

Os tours têm duração de cerca de uma hora e meia e com preços que variam entre R$25 a R$45. Podem ser adquiridos e agendados no site construído exclusivamente para os tours. 

Viu só como é simples, rápido e acessível viajar sem sair de casa? Para ter mais informações sobre os nossos tours, acesse: https://www.tourvirtual.sisterwave.com/ 

Além disso, aqui você encontra diversas outras opções para fazer uma viagem virtual e conhecer lugares incríveis do conforto do seu lar. Ou seja, o que não falta é opção para viajar sem sair de casa, não é mesmo?

Sair da versão mobile