Sisterwave

6 feiras no Rio de Janeiro imperdíveis

A famosa “cidade maravilhosa” respira música, boa gastronomia e arquitetura histórica. Ao caminhar pelo Rio, a cada esquina ficamos maravilhadas com a enorme oferta cultural da cidade. E nenhuma forma melhor de conhecer todas essas facetas do que visitar as feiras no Rio de Janeiro, que reúnem tudo isso e mais um pouco.

Visitando as feiras de rua você começa a absorver um pouquinho do que o Rio tem a oferecer não só em lugares históricos, mas também na sua produção cultural, grupos musicais, etc. E o melhor: por um baixo custo e entrada grátis. 

Por isso, trouxemos uma listinha com 6 feiras de rua para você descobrir o dia e a noite cariocas sem gastar muito. Vem com a gente!

1 – Feira livre do Chorinho em Laranjeiras 

A Praça do Choro, em Laranjeiras, não tem esse nome à toa. Todo sábado das 13h às 15h, na rua General Glicério, tem o chorinho do grupo Pixin Bodega, um clássico do bairro. Junto da rodinha, há uma feira livre na própria praça.  Lá é possível encontrar desde frutas de ótima qualidade, até roupas, cds e muito mais.

Feiras - Carioquissima
Feiras – Carioquíssima

Os diferenciais da feira são as barraquinhas que vendem todo tipo de cerveja – das locais às importadas, das clássicas às especiais – por um preço ótimo, e o acarajé que fica ao lado. Saboroso, levemente apimentado e feito com muito cuidado.

O local fica bem cheio, mas o clima é extremamente agradável e amigável. Junte as pessoas que você ama e aproveitem para tomar uma boa cerveja e comer um acarajé delicioso. E não se esqueçam de apoiar os músicos e colaborar por meio do chapéu que passa pela feira.

2 – Carioquíssima

 A Carioquíssima é uma feira que reúne novos empreendimentos, marcas, designers, fotógrafos e artistas que estão surgindo na cena carioca. O evento acontece desde 2014 e já ocupou lugares icônicos da cidade, como o Planetário, a Praça Mauá, o Morro da Urca e os jardins do famoso Palácio do Catete, antiga residência de Getúlio Vargas.

Feiras no Rio de Janeiro – Carioquissima

Além da feira, a Carioquíssima já organizou brunch, roda de samba, feira de vinil e festa junina. Em todos os casos, o espaço ocupado vibra cultura, criatividade e inovação. A feira sempre conta com uma trilha sonora incrível e muitas opções de comidinhas.

A feira ocorre frequentemente, mas em locais diferentes. Se você estiver viajando, deve pesquisar o endereço e a data certinha do evento.

3 – Feira de antiguidades na Praça XV

A feira da Praça XV de Novembro é uma das mais feiras no Rio de Janeiro mais famosas porque, além de já existir há anos, a praça é um símbolo histórico da cidade. Já foi feira de frutas e legumes, mas, hoje, é principalmente uma viagem no tempo. 

Praça XV de novembro

Louças de prata encontradas nas casas de avós, equipamentos do século passado e câmeras do início de 1900. Já imaginou encontrar tudo isso em uma feira? Pois é, há muitos brechós e todo tipo de artigos antigos que você possa imaginar.

A feira, que funciona aos sábados de 6h a 14h, é um paraíso para quem trabalha com cenários ou adora encontrar objetos raros e únicos.

A Praça ainda fica no coração histórico do centro do Rio. No mesmo local do Paço Imperial, antiga casa da moeda do período imperial e atual centro cultural. Além do Arco do Teles, marco arquitetônico da cidade que liga a Praça XV à Travessa do Comércio. O local agrupa vários restaurantes e barzinhos, com um sambinha para animar o sábado à tarde.

4 – Festival do Café

A ideia surgiu de três apaixonados por café, Luiz, Carla e Leo, que decidiram criar um evento em homenagem à bebida afetiva e muito presente no dia-a-dia brasileiro. O Festival do Café junta os coffee makers. São aqueles que vivem do cultivo, torra ou produção de café, com os coffee lovers, os apaixonados pelo grão em todas suas formas.

O evento possui barraquinhas que vendem café especiais de produtores brasileiros e comidas que utilizam café ou que harmonizam com café. Tudo com uma qualidade garantida pela tríade que comanda a organização. Também acontecem palestras e há música durante os encontros.

A estreia do Festival do Café foi em outubro de 2018, no Parque das Ruínas, em Santa Tereza. Desde o sucesso inaugural, as edições já ocuparam vários espaços cariocas e agora acontece em outras cidades, como Petrópolis e São Paulo.

A feira ocorre de dois em dois meses em locais diferentes, então se você estiver viajando deve conferir o endereço e a data certinha.

5 – Feira do Lavradio

A rua que ficou famosa pelas histórias de Machado de Assis é cenário de uma das maiores feiras de rua da cidade, a Feira do Rio Antigo, na rua do Lavradio. Mais conhecida como Feira do Lavradio, o evento reúne comida boa, músicos de rua, antiquários, mobiliários e muitos outros produtos que constituem uma boa feirinha: bijus, discos, roupinhas, bolsas, sapatos e a lista é quase eterna.

Feiras no Rio de Janeiro

Com um público garantido de cerca de 30 mil pessoas por edição, o encontro acontece todo primeiro sábado do mês, das 10h às 19h. É muito legal para levar a família e os amigos e conhecer um pouco da arquitetura do século XIX da Lapa, no centro do Rio de Janeiro.

Lembre-se que é bom sempre chegar cedo para poder aproveitar melhor as feiras no Rio de Janeiro 🙂

6 – VegBorá

A VegBorá nasceu como a maior feira vegana do município do Rio de Janeiro e conta com mais de 50 expositores e três anos de história. A proposta é mostrar como o veganismo deve ser acessível e pode atingir um público maior.

Bobó de Shitake – Feiras no Rio de Janeiro

No evento, há uma oferta de alimentos veganos de todos os tipos. Desde comida de buteco vegana até pratos feitos, salgados, queijos, leites e doces. Além disso, há a venda de produtos sustentáveis, como acessórios feitos com cápsulas de café e roupas e objetos decorativos de tecidos reutilizados.

Queijo Veguita

A feira faz jus à ideologia vegana e possui coleta seletiva, coleta de pilhas e baterias, campanha de adoção de animais, campanha de arrecadação de ração, venda de copos ecológicos e muito mais. Leve sua ecobag, seu potinho, copo, canudo e seus talheres e contribua para a iniciativa 🙂

A feira ocorre frequentemente, mas em locais diferentes. Se você estiver viajando, deve pesquisar o endereço e a data certinha do evento.

Agora que você conhece essas 6 feiras no Rio de Janeiro, ficou muito mais fácil (e barato) visitar a cidade maravilhosa

Se você curte um Rock, esse artigo vai te dar boas dicas para aproveitar ainda mais a cidade.

Já dá até para marcar sua próxima viagem… Especialmente agora que a nossa plataforma está aí para ajudar mulheres a viajarem mais seguras e com uma rede de apoio na cidade escolhida.

Ainda dá para falar com nossas anfitriãs pelo nosso chat  antes de sua viagem, para ajudar na sua decisão e tirar suas dúvidas sobre o local.

Ainda não conhece a sisterwave?

Somos uma plataforma de hospedagem colaborativas para mulheres no Brasil. Nosso propósito é criar uma rede local de mulheres que apoiam e recebem outras mulheres em casa. Estamos presentes em mais de 90 cidades do Brasil.

Se inscreva na plataforma e saiba como funciona para se hospedar.

Conhece alguma amiga que vai adorar saber mais sobre as feiras do Rio? Compartilhe esse artigo nas redes sociais e ajude nossa rede de mulheres a crescer 

 

Sair da versão mobile