Belo Horizonte, é a capital industrial do segundo estado mais populoso do Brasil, Minas Gerais, mas sempre atraiu muitos turistas devido a sua carga histórica e seus espaços verdes. Os inúmeros pontos turísticos de Belo Horizonte se misturam entre arquitetura e natureza pois a a cidade é circulada por montanhas e tem uma incrível mistura de estilos arquitetônicos que, juntos, criam uma cidade funcional, com um sistema moderno de ruas e avenidas e muito verde.
Selecionamos 4 parques para você adicionar na sua visita à Belo Horizonte que você pode considerar inserir no seu roteiro pela capital mineira.
Parque dos Mangabeiras
O parque municipal é uma mescla de parque de diversão para crianças e também para passear e estar no meio da natureza bem no centro da cidade. Planejado, foi projetado pelo famoso paisagista Burle Marx e é a maior área verde da cidade com 2,4 milhões de m².
Lá, é possível fazer trilhas no meio da mata nativa e avistar alguns animais silvestres. Além disso tem quiosques, quadras poliesportivas, brinquedos para crianças e arenas para shows e teatros. As visitas ao Parque Municipal das Mangabeiras estão organizadas em três roteiros: Roteiro da Mata, Roteiro do Sol e Roteiro das Águas. Todos eles têm como ponto de partida a Praça das Águas.
Mas atente-se que por recomendação da Secretaria Municipal de Saúde da cidade, o acesso ao Parque requer a apresentação de comprovante de imunização contra a febre amarela, com vacina aplicada há mais de 10 dias antes da visita, e documento de identidade com foto. (Bebês menores de 9 meses, por não poderem ser vacinados, não devem adentrar os espaços.)
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8 às 17 horas
Entrada pela Portaria Sul: Av. José do Patrocínio Pontes, 580, Bairro Mangabeiras
Parque Guanabara
Se você gosta de parque de diversões é aqui que você deve ir. Com um charme de parque de antigamente, O Guanabara é um parque de diversão que está às margens de um dos pontos turísticos mais populares da capital, em frente a Igreja de São Francisco de Assis. Sua roda gigante tem uma vista incrível para o conjunto Arquitetônico da Pampulha.
Não existe um preço fixo para acessar o parque, cada atração tem um preço específico que pode ser consultado na hora. Ou seja, você pode ver Belo Horizonte lá do alto pagando apenas o acesso à Roda Gigante.
Horário de Funcionamento: 5ª, 6ª e sáb. das 13h às 22h, dom. e feriado das 11h às 21h.
Acesso: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 3333 – Pampulha
Parque JK
O parque é ponto de encontro de muitos famílias para curtir uma manhã de brincadeiras ao ar livre. O parque também é conhecido como praça JK e oferece um grande espaço para as crianças brincarem, para passear de bicicleta ou patins, correr ou simplesmente curtir o ar livre.
Oferece também quadra de futebol, área de exercício para a melhor idade, alguns brinquedos, mesas para refeição e espaço para realização de atividades culturais.
Composto por jardins que estão sempre bem cuidados e de fundo podemos ver a Serra do Curral, que emoldura a cidade de Belo Horizonte. O parque JK é ótimo se você esta visitando a cidade com crianças!
Endereço: Av. Bandeirantes, 240 Sion
Parque de inhotim
Mesmo não localizado em Belo Horizonte, o Instituto Inhotim é cultura pura e não poderia ficar de fora desse artigo. É a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior museu a céu aberto do mundo, é um mistura de museu de arte contemporânea e jardim botânico. Está localizado em Brumadinho, a apenas 60 quilômetros de Belo Horizonte.
O espaço encanta não só pelas instalações de arte contemporânea, mas também pela incrível área verde que fazem dele um lugar único. Chegar ao Inhotim não é difícil e os preços são acessíveis.
Vale a pena tirar um dia para fazer um bate e volta para lá, mesmo sendo impossível visitar tudo em um só dia! Mas vivenciar nem que seja um pouco daquele espaço é indispensável para tornar a sua visita inesquecível e riscar da sua listinha um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte e região.
Se você pretende visitar BH sozinha ou com amigas, temos várias sisters na cidade que podem transformar sua viagem em uma experiência segura e pagando um preço super acessível.