Os Destinos Culturais do Nordeste reúnem singularidades, ao mesmo tempo que conseguem manter uma expressão única do que é essa terra incrível.
O Nordeste é Maranhão, Ceará, Paraíba, Sergipe, e muitos outros lugares maravilhosos. É uma região rica em cultura, história e belezas naturais. É uma das regiões mais visitadas do Brasil. E ser nordestino, é ter o privilégio de fazer parte de tudo isso.
Para quem não sabe, no dia 8 de outubro, é comemorado também o Dia do Nordestino, e não podíamos deixar de exaltar a cultura nordestina e essa região maravilhosa que a gente ama!
Pensando nisso, nós da Sisterwave – rede de apoio e de hospedagens para mulheres viajantes – listamos 3 destinos culturais do Nordeste e falamos um pouquinho da cultura de cada um deles.
1 – Salvador – Bahia
Capital da terra de todos os santos, Salvador tem mais de 470 anos de muitas histórias e encantos. Foi a primeira sede administrativa do Brasil no período colonial e é um desses destinos que exalam energia e historicidade.
Com uma volta no Centro Histórico de Salvador é possível ver a herança deixada por essa época e entender mais sobre as estruturas da capital.
Igrejas, casarões e sobrados coloniais compõem o complexo arquitetônico do centro. O Centro Histórico abrange toda a historicidade do Pelourinho, da Praça da Sé e do Largo de São Francisco, entre outros lugares.
A cidade é considerada o centro da cultura afro-brasileira no Brasil, por conta da grande influência da cultura africana. Essa influência se estende à sua culinária, cultura e religiosidade, fazendo de Salvador, a terra calorosa que é.
Há na cidade uma forte dualidade religiosa, com o Catolicismo de um lado e o Candomblé do outro, que muitas vezes se encontram. Sincretização essa, que resulta na Umbanda, outro segmento de religião de matriz africana, muito presente também em Salvador.
Prova disso, são as festas de Nosso Senhor do Bonfim, no alto da Colina Sagrada, e de Iemanjá, na Praia do Rio Vermelho. Elas representam um pouco da religiosidade soteropolitana, e em ambas comemorações, é possível encontrar pessoas de diferentes segmentos religiosos.
Palco de um dos maiores carnavais do mundo, Salvador possui diversas manifestações populares, culturais e musicais. O Axé e o Arrocha, são os principais estilos musicais presentes na cidade, além de outros ritmos como o Reggae e o Forró.
Os batuques do Olodum, a Capoeira e o Maculelê também são algumas das manifestações populares. Muitas vezes, basta subir o famoso Pelourinho para presenciar uma roda de capoeira, ou se animar com os batuques de um grupo ensaiando.
Falando de culinária, a comida baiana costuma ser conhecida pelo seu tempero mais forte. Além disso, o seu modo de preparo, que na maioria das vezes leva azeite de dendê, leite de coco e pimenta, também é uma de suas particularidades.
Do feijão fradinho batido, surge o símbolo da culinária baiana e um dos quitutes mais tradicionais da Bahia, o Acarajé. É uma das comidas que você não pode deixar de provar. Vatapá, caruru e bolinho de estudante, entre muitas outras delícias, também não podem ficar de fora dessa!
Alguns dos seus pontos turísticos incluem o Pelourinho, o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo e o Farol da Barra, por exemplo. Há também os antigos palácios do período colonial e as igrejas do centro histórico de Salvador, que são imperdíveis.
Temos sisters em Salvador te esperando! Clique aqui para conhecê-las
2 – Maceió – Alagoas
Outro cidade que encanta na lista de destinos culturais do nordeste é Maceió. A capital de Alagoas é muito mais do que suas belíssimas praias. Cheia de atrativos culturais, Maceió te leva a viver uma viagem pra lá de boa.
O artesanato é um dos principais aspectos da cultura da cidade. Rendeiras e artesãos locais fazem um trabalho incrível com materiais como a palha, a renda, o couro, a madeira e a cerâmica.
É na Feirinha de Artesanato da Pajuçara, entre outros lugares, que você pode encontrar um pouco desse artesanato local incrível.
Uma das manifestações culturais que mais representam Maceió, são os tradicionais grupos culturais folguedos, como o Reisado e o Coco de Roda Los Coquitos.
Com sua origem baseada no folclore, eles são caracterizados pelas suas letras, temáticas, ritmos e danças. Possuem também uma forte ligação com a religiosidade, com traços do catolicismo e, também, influências das religiões de matriz africana.
Para conhecer um pouco da cultura dos folguedos, que é passada de geração a geração, o legal é visitar Maceió em datas festivas-folclóricas. Destaque para as festas juninas, ou em datas próximas delas, que é quando acontecem as apresentações de diversos grupos.
A cidade é também bem plural, como a maioria dos estados do Nordeste.
A culinária maceioense tem influência da cultura indígena e da sertaneja, que quando se misturam, tornam tudo ainda mais saboroso. Assim como outras cidades do Nordeste, é muito comum pratos elaborados com leite de coco e condimentos, assim como o uso peixes e frutos do mar.
As opções vão desde as mais conhecidas como tapioca, queijo coalho e munguzá até as mais regionais, como o passaporte – tipo o sanduíche “podrão”, mas só que maceioense -, o cuscuz, o caldinho de sururu e o bolo de rolo.
Assim como todo o nordeste, o café da manhã maceioense não é nada parecido com os cafés da manhã convencionais, então não espere por pães, cereais e frutas. Aqui falamos de sustância e uma refeição arretada. É claro que isso depende muito do local, e que você pode sim encontrar aquele pãozinho tradicional.
Cuscuz, tapioca, carne de charque, ovo, macaxeira, inhame ou batata doce são alguns dos alimentos que compõem a mesa do café da manhã. Essa tradição continua, e ainda é possível encontrar esse café da manhã bem reforçado em casa de famílias e em alguns hotéis.
Para alguns pode até ser estranho, mas na cultura nordestina, esse tipo de café da manhã – a refeição mais importante do dia – preparava as pessoas para um dia de trabalho pesado no campo, que exigia muita energia.
Para o passeio cultural ser ainda mais completo, visitar museus e centros históricos é uma ótima opção para conhecer um pouco mais a cidade. O bairro histórico Jaraguá é um lugar propício para isso. O local hospeda sede da Prefeitura, a Associação Comercial de Maceió, o Centro de Convenções e o Museu de Arte Brasileira.
No bairro de Jaraguá, além desses atrativos culturais, há também outro local que pode dizer muito sobre a cidade. Trata-se do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore. Ele possui um acervo sobre o folclore, a cultura local e a arte popular regional, muita coisa interessante para o seu passeio.
Nada como viajar e aprender sobre a cultura do nosso destino, não é mesmo?
Temos sisters em Maceió te esperando! Clique aqui para conhecê-las
3- Recife – Pernambuco – Destinos Culturais do Nordeste
Visitar a capital de Pernambuco faz parte do melhor de conhecer os destinos culturais do nordeste é se deparar com uma das culturas mais ricas e diversificadas do Brasil. Recife é também conhecida como a Veneza brasileira, por ter sua paisagem cortada por rios, canais e pontes ligando um bairro ao outro.
As igrejas, os museus, as casas de seus bairros históricos, como o Recife Antigo, são um prato cheio para quem quer dar aquele pulo no passado. Com construções do período colonial, como a igreja de Madre de Deus, o bairro é uma parada obrigatória.
Quando se trata de tradição, o Frevo é umas das manifestações culturais mais importantes de Recife. Considerado um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. O gênero musical e dança se caracteriza pelo ritmo acelerado e passos com influência da capoeira.
Além do frevo, a ciranda, o maracatu, o caboclinho, o coco-de-roda, o samba e o afoxé, são alguns dos estilos musicais presentes na cultura do Recife. Alguns deles receberam a influência das culturas européia, indígena e africana.
Assim como Maceió, o artesanato também faz parte da cultura do Recife. Chapéus, bolsas, sandálias, carteiras e outros objetos são exemplos de produções artesanais dos artesãos locais. Da palha à cerâmica, são diversos os materiais usados para produzi-los.
Já a culinária típica do Recife, é fruto de influências indígena, africana e portuguesa. Bolo de rolo, tapioca, arrumadinho de charque, bolo Souza Leão, carne de bode e muitos outros quitutes fazem da gastronomia recifense o que ela é.
A cereja do bolo é visitar o Museu Cais do Sertão, o Centro de Artesanato de Pernambuco e o Museu do Frevo. São pontos ótimos para conhecer mais a cultura do Recife, e entender a riqueza dessa cidade.
Temos sisters em Recife te esperando! Clique aqui para conhecê-las
Escolhendo os Destinos Culturais do Nordeste
Agora que você já sabe mais sobre os destinos culturais do Nordeste, pode se preparar para fazer a sua viagem, comprar a passagem e definir onde vai se hospedar. Nesse artigo você encontra dicas sobre os diferentes tipos de hospedagens.
Somos uma plataforma de hospedagem colaborativa para mulheres no Brasil. Nosso propósito é criar uma rede local de mulheres que apoiam e recebem outras mulheres em casa. Estamos presentes em mais de 90 cidades do Brasil.
Se inscreva na plataforma e saiba como funciona para se hospedar.
Conhece alguém que vai adorar saber mais sobre destinos culturais do nordeste? Compartilhe esse artigo nas redes sociais e ajude nossa rede a crescer