Gastronomia brasileira: 5 capitais que você precisa visitar

Gastronomia brasileira e viagem são um par que andam muito bem juntos. Explorar a cultura gastronômica em viagens pode ser maravilhoso quando você encontra destinos brasileiros que tem bastante diversidade no tema da culinária.

Se imagine nesse momento olhando uma bela paisagem, uma paisagem que até pouco tempo era totalmente desconhecida para você. Agora você está ali, olhando e saboreando um dos pratos típicos e a cultura do local, com essa experiência você se torna mais parte daquele lugar novo.

Conhecer a cultura gastronômica de uma cultura é lidar com pelo menos 70% de toda a história que aquele lugar carrega. Receitas e modos de cozinhar que foram passados de geração para geração, a exemplo dos mineiros que cozinham em fogões de lenha e fazem o preparo passo a passo do famoso feijão tropeiro, uma das receitas tradicionais do Estado.

Assista e escute o podcast Conexão Sister

A diversidade presente em vários estados brasileiros nos ajudou a escolher 5 destinos para você viajar sem medo de ser feliz comendo tudo que há de melhor.

Em um país tão grande como o nosso, que possui 27 estados e mais de 5.570 municípios foi difícil escolher, mas optamos por começar pelas capitais famosas por atraírem milhares de turistas pela culinária, além de seus pontos turísticos.

Conheça as 5 capitais perfeitas para os viajantes que apreciam a gastronomia brasileira:

1 – SALVADOR – BA

Acarajé - gastronomia brasileira na bahia
Acarajé – gastronomia brasileira na Bahia

A Bahia por si só já é uma festa de cores e sabores na gastronomia brasileira. A cultura gastronômica do local traz um misto da cozinha indígena, africana e ainda o requinte da culinária portuguesa.

Essa parte da culinária portuguesa é bem presente no cotidiano dos baianos. As receitas são chamadas de “sertanejas” e não levam dendê e nenhum outro tipo de tempero típico africano, são por exemplos os ensopados, guisados e outras iguarias.

Na junção desses três povos surgiu a culinária baiana que possui aproximadamente 50 tipos de pratos diferentes.

O destino escolhido para representar essa culinária baiana foi a Capital Salvador: lá você vai encontrar os mais famosos e deliciosos pratos da região, como por exemplo:  acarajé, caruru, mungunzá e o bobó de camarão.

E se forem acompanhados de uma caipirinha ou de uma refrescante água de coco são totalmente irresistíveis. Não vai esquecer da pimentinha! Típica Baiana.

2 – Belo Horizonte – MG

Escute o Conexão Sister no Spotify

Mulher cozinha em Fogão a Lenha em Minas Gerais

Dentro da Gastronomia Brasileira, a cultura mineira ganha destaque. Ela começa do mais tradicional, passando pela alta gastronomia e pousando também em deliciosos petiscos de boteco.

Cerveja e Petisco Mercado Central Belo Horizonte
Cerveja e Petisco Mercado Central Belo Horizonte

A culinária local mineira além de ser uma das mais tradicionais e históricas, também é conhecida por fazer com que as pessoas tenham uma experiência singular ao experimentá-las.

Em BH acontecem vários festivais por ano, trazendo sempre uma grande diversidade de pratos e sabores. E os famosos doces típicos mineiros, como o doce mineiro, que você não pode deixar de experimentar.

Belo Horizonte foi a cidade eleita para representar Minas Gerais, pois possui muitos restaurantes e é considerada a capital dos Bares e Botecos.

Ela representa toda essa simplicidade gastronômica que Minas possui e uma variedade enorme de petiscos e comidas de boteco. Além disso, cada bar conta uma história, e cada história, tem um jeitinho mineiro de ser.

Saiba mais sobre a Capital Mineira nesse artigo.

3 – Belém – PA

Belém possui uma beleza natural inconfundível e a cultura gastronômica do local com toda a certeza diz muito sobre sua história e tradições. Experimentar a culinária de Belém é ampliar sua percepção de um novo universo de sabores exóticos e de nomes diferentes dos alimentos e frutas da região.

Castanha - Pará - Gastronomia Brasileira

Um dos pratos mais populares e culturais de Belém é a maniçoba, que é a feijoada dos paraenses, de origem indígena. O prato é preparado com os mesmos ingredientes da feijoada brasileira que já conhecemos, mas no lugar do feijão entra a folha de mandioca.

Na região você encontrará mercados que ficam expostos ao ar livre. O mercado de lá é considerado o maior mercado ao ar livre da América Latina onde se vende de tudo um pouco relacionado a pratos típicos, tais como: Pato no Tucupi, Tacacá e o verdadeiro Açaí (aquele que se come com peixe frito).

E não tem experiência melhor do que a de experimentar o verdadeiro açaí.

Você vai encontrar também deliciosos bombons de cupuaçu que são vendidos por preços bem em conta. Bem como uma enorme variedade de sucos naturais e de frutas exclusivas da região.

4 – Porto Alegre – RS

A gastronomia gaúcha é reconhecida por sua peculiaridade. Sua culinária local tem grande participação no movimento turístico do Rio Grande do Sul.

É normal ao lembrarmos de comida gaúcha já imaginarmos um famoso churrasco em nossa mente, mas para a surpresa de muitos a culinária de lá tem muito mais a oferecer.

Inspirados por povos indígenas e europeus a cozinha de Porto Alegre é referência na culinária no Rio Grande do Sul, com seus maravilhosos peixes, pinhão e ovinos.

Peixes no Sul do Brasil

O arroz de carreteiro é um desses pratos típicos que tem muita história para contar. Quando os vaqueiros transportavam mercadorias em suas viagens, levavam a carne de charque para cozinhar com o arroz.  E até hoje esse prato é feito pelo modo tradicional: misturar os ingredientes em uma panela de ferro e temperar com alho, cheiro-verde e cebola.

5 –  Manaus – AM

Farinhas, peixes, pupunha, macaxeira, são pratos típicos da cultura gastronômica da Amazônia. O local, além de possuir muitos pratos típicos, também possui alguns pratos que não são de origem regional, mas que são muito apreciados pelos turistas. Não é à toa que a Amazônia é um enorme coração de mãe, ela resguarda muito mais do que a sua própria cultura regional.

Gastronomia Brasileira - Amazônia

A tapioca é a marca registrada em seus fartos cafés da manhã e a pupunha é a famosa fruta da região.

Por lá você vai encontrar muitas feiras de rua que vendem de um tudo. Essa é uma oportunidade maravilhosa de você encontrar toda a vasta diversidade de alimentos tradicionais do local em um só lugar.

Gostaram das dicas de Gastronomia Brasileira em viagens? Depois de conhecer algumas sugestões de lugares com grandes culturas gastronômicas vocês já pode embarcar nessa experiência de sabores!

Lugares bonitos e culinária boa é o que mais tem nesse nosso Brasil. Vale a pena conhecer cada cantinho desse país e voltar com a bagagem cheia de experiências e sabores novos.

Não espere tudo estar perfeito para planejar sua viagem, comece a pensar uma viagem para o próximo feriado ou férias e vá conhecer mais do nosso País. Desbrave tradições e encontre um pouco de você em cada uma delas 🙂

Saiba como viajar sozinha sem ter medo e contando com o apoio de uma rede de mulheres.

A Sisterwave é uma plataforma de hospedagem colaborativa entre mulheres. Por meio de uma rede local de mulheres anfitriãs, criamos mais condições para que as suas viagens aconteçam de maneira segura e acolhedora.

Temos várias anfitriãs nas capitais brasileiras do Brasil e em mais de 88 cidades, confira nosso site e se inscreva na plataforma. 

Entre nessa onda, viaje com segurança.